29 de mai de 2012

29 de Maio - Dia Nacional da Gentileza =]


Hoje é o Dia Nacional da Gentileza, o que deveria ser praticando todos os dias do ano.

É, além disso, uma homenagem ao Profeta Gentileza, um senhorzinho que recebeu uma missão divina, largou tudo (e ele tinha muito) e saiu pelas ruas dos Rio de Janeiro pregando "Gentileza gera Gentileza", com sua indumentária de profeta, sua longa barba e cabelos brancos e cartaz colorido. Também fez suas "escrituras" nas pilastras de viadutos, hoje tombadas pelo Iphan.

Faz 16 anos que o senhor José Datrino, o Profeta Gentileza, morreu, deixando um belo legado em arte e mensagem.
A partir de 1980, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju, que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio, numa extensão de aproximadamente 1,5 km. Ele encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização.

Em 28 de maio de 1996, aos 79 anos, faleceu em Mirandópolis, cidade de seus familiares, onde foi sepultado.
Com o decorrer dos anos, os murais foram danificados por pichadores, sofreram vandalismo, e mais tarde cobertos com tinta de cor cinza. A eliminação das inscrições foi criticada e posteriormente com ajuda da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, foi organizado o projeto Rio com Gentileza, com o objetivo restaurar os murais das pilastras. Começaram a ser recuperadas em janeiro de 1999. Em maio de 2000, a restauração das inscrições foi concluída e o patrimônio urbano carioca foi preservado.
No final do ano 2000 foi publicado pela EdUFF (Editora da Universidade Federal Fluminense) o livro Brasil: Tempo de Gentileza, de autoria do professor Leonardo Guelman. A obra introduz o leitor no "universo" do profeta Gentileza através de sua trajetória, da estilização de seus objetos, de sua caligrafia singular e de todos os 56 painéis criados por ele, além de trazer fatos relacionados ao projeto Rio com Gentileza e descrever as etapas do processo de restauração dos escritos. O livro é ricamente ilustrado com inúmeras fotografias, principalmente do profeta e de seus penduricalhos e painéis. Além de fotos do próprio profeta Gentileza trabalhando junto a algumas pilastras, existem imagens dos escritos antes, durante e após o processo de restauração.
Em 2001, foi homenageado pela Escola de Samba GRES Acadêmicos do Grande Rio.
Em Conselheiro Lafaiete, cidade do interior de Minas Gerais, há um amplo trabalho feito pela ONG AMAR que dá continuidade ao trabalho do Profeta Gentileza. Foram desenvolvidas oficinas com jovens da cidade, onde foi possível repassar as técnicas de mosaico. Além disso, um grande muro no bairro São João recebeu uma linda aplicação de mosaico. E a praça São Pedro, no bairro Albinopólis, foi toda decorada seguindo o exemplo do Profeta Gentileza (Fonte Wikipédia)


4 comentários:

mila disse...

feliz dia da gentileza amiga ^^

beijoss
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

#AL disse...

Oi Pat....

Acompanho seu trabalho desde Animago Mortis a muitos anos atrás... :) Vi que você publicou tempo paralelo (que vou lê-lo assim que possível) e quero dar os parabéns! :) *ainda que provavelmente esteja completamente atrasada*

Também tenho vontade de publicar minhas histórias e gostaria de saber como funciona o processo de publicação.. Tem algum meio de contato melhor?

Bjkss.. ;**

Moda e eu disse...

Oi!
que lindo aqui...
Estou seguindo
beijos
modaeeu.blogsrpot.com

Pat Kovacs disse...

Olá, meninas!
Obrigada pela visita e comentário!
AL, entre em contato por email, para te explicar sobre as formas de autopublicação. Está mais fácil do que pensa.
Bjos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...