5 de nov. de 2012

Hoje - Dia da Língua Portuguesa

Ora, pois, quem diria? Facebook também pode ser cultura, haha!

Hoje, além de Dia Nacional da Cultura, é também Dia da Língua Portuguesa. E o motivo de HOJE ser o dia dela, é porque também é a data que se comemora o nascimento de... Rui Barbosa! Sim, é ele de novo!

O Dia da Língua Portuguesa foi instituído em 12 de junho de 2006. O idioma português é falado por cerca de 240 milhões de pessoas no mundo, em oito países: Brasil, Portugal, Angola, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste. E, durante a Era das grandes navegações, em que Portugual era uma super-potência mundial, a língua portuguesa foi o idioma mais falado no mundo, pois, assim como hoje é o inglês, era a língua básica de comunicação em todos os portos que participavam do comércio marítimo.
 
Um dos mais belos e complexos idiomas, a Língua Portuguesa tende a ser uma das mais faladas no mundo, pois ela, juntamente com a Língua Espanhola, são as duas que mais se expandem das Línguas europeias depois do Inglês. Estima-se que até 2050 haja mais de 400 milhões de pessoas falando o português.

E Língua é História, é Cultura. Tão maltratada por nós, que diariamente torturamos com pequenos golpes - eu que o diga, hehe! Mas, até mesmo os dialetos e o linguajar popular tem sua cota cultural, deixando rastros a respeito de seus usuários. Pelos sotaques e até mesmo pelas gírias é possível identificar de onde vem o falante e toda a sua situação social, se você for um bom ouvinte.

Feliz Dia da Língua Portuguesa!

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...