4 de jan. de 2013

Primeira Sexta-feira do Ano

Salve, meu Povo que frequenta sempre o PatriciaDo ou só aparece de vez em quando! Axé a todos nós - que significa Energia, Poder, Força! Muito precisamos, não é?

Chegamos rápido à primeira sexta-feira de 2013. Os feriadões de fim de ano foram muito generosos nesse 2012! Quem pôde, emendou Natal com Ano Novo e o primeiro fim de semana do ano, só retomando a rotina na próxima segunda-feira.

Hoje temos a nossa primeira sexta-feira do ano, e não poderia deixar passar esse dia tão especial, repleto de boas energias, sem uma postagem de referência.
Tradição ou superstição, o fato é que nosso povo, de raízes espiritualistas, consagra a primeira e a última sexta-feira do ano para pedir bençãos e proteção aos seus Santos, vestir-se de branco, purificar-se nas Águas e até fazer a defumação na casa.

A Religiosidade brasileira é única, por ser miscigenada, colhendo da fonte de três raças distintas: o Branco, o Negro e o Ameríndio. Por mais que os conquistadores quisessem impor sua Religião, o Catolicismo no Brasil jamais foi igual ao praticado na Europa. Até se tentou, mas fracassou, pois a sabedoria no conhecimento da Natureza pelos Aborígenes ("índios") do Brasil e da África foi mais forte - e mais sábia - mesclando-se à Religião Católica, com sua tradição e panteão.

Portanto, mesmo aquele que professa o Catolicismo, tem a sua dose de "mironga e mandinga". E isso é muito bom! Os caminhos são muitos, mas Deus é o Único destino, sejam os seus "ministros" Santos, Anjos ou Orixás - e Deidades diversas.

Para quem é do Rio de Janeiro, hoje pode ir à Paróquia São Sebastião dos Capuchinhos, onde já é uma tradição a celebração de missas durante todo o dia. As missas serão às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h e 18h. À tarde, haverá bênçãos aos fiéis de meia em meia hora, das 13h às 15h. Ainda vai ter Ofício de Nossa Senhora, Coroinha do Sagrado Coração de Jesus, Terço da Misericórdia e Oração do Arcanjo São Miguel. A igreja fica na Rua Haddock Lobo, 266, na Tijuca, perto da estação do metrô Afonso Pena.

Já estive lá hoje, pois fica pertinho do meu trabalho. Recebi a benção de um franciscano, através da imposição das mãos (ensinada por Jesus, resgatada por Francisco de Assis e hoje praticada no mundo todo, sob vários nomes, como Passe, Reiki, Cura Prânica etc). E também fui aspergida pela água benta (na verdade, foi quase um banho, rs). Garanto: havia muita Energia ali!

Para quem é da Bahia, há a tradicional subida à Colina Sagrada, na Cidade Baixa da península de Itapagipe, em Salvador. Lá, as pessoas renovam seus pedidos para o novo ano ao Nosso Senhor do Bonfim. Há também celebração especial de missas, que começa às 6 da manhã, com pessoas lotando até mesmo o lado de fora da Igreja. Para hoje, espera-se em torno de 50 mil pessoas. Várias urnas são espalhadas por toda a igreja, onde os devotos depositam seus pedidos de bom ano. No final do dia, as urnas são recolhidas e levadas ao altar, aos pés do Senhor do Bonfim.
“Sempre na primeira sexta-feira do ano, sobem a Colina Sagrada para aqui confiar ao Senhor do Bonfim seus projetos, seus sonhos, seus desejos para o ano novo que começa. É uma tradição muito bonita e muito importante do nosso povo baiano”, conta o reitor da Basílica, padre Edson Menezes.
Além de ser a primeira sexta-feira do ano, hoje inicia-se a fase minguante da Lua. Nessa fase, a Lua é associada ao envelhecimento e à morte. E o que é a morte senão o fim para algo novo? A Lua mingua, desaparece (Lua Negra), ressurge tímida (Lua Nova) e se expande (Lua Crescente) até sua forma gloriosa (Lua Cheia). E esse ciclo é assim com tudo e todos, inclusive conosco e nossa vida.

Iniciamos um ano de transformações, um ano forte. E os elemento que regem 2013 são todos voltados para essa transformação, que nada mais é que o fim e o início. Não é preciso crer em religiões, praticar rituais, ir à templos ou assistir a cultos para viver essa transformação. Ela é interna, pessoal e intransferível. Apenas devemos fazer aquilo que nos trás verdadeira felicidade, nos faz bem e não prejudica nada e nem ninguém.

Uma primeira sexta-feira ótima - de muitas outras!

Axé!





2 comentários:

Marcia Pimentel disse...

Olá Pat,

Passando para lhe desejar um maravilhoso 2013, com muito amor e felicidade sempre.

Beijos

http://marcia-pimentel.blogspot.com.br/

Patricia Kovacs disse...

Olá, Márcia!
Feliz 2013!
E muito Axé pra você!
Bjoxxx!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...