14 de set. de 2016

Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé

Foto de Giro Carioca Tour
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé tem uma história que se confunde com a própria história do Brasil e do Rio de Janeiro. Palco de gloriosos eventos pretéritos, a magnífica igreja situada à Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio, presenciou a coração de Dom Pedro I e Dom Pedro II, o casamento de Princesa Isabel com o Conde D'Eu e foi moradia da Rainha Dona Maria I, mãe de Dom João VI, além de ter sido a catedral metropolitana até 1976.

Em estilo arquitetônico conhecido como Rococó, comum em muitas igrejas antigas do Rio, a igreja é ornamentada com talhas de madeira revestidas em folhas de ouro. Quando se passa diante da igreja e se vê a sua fachada maltratada pelo tempo e vandalismo, nem se imagina que dentro há tanta beleza conservada. Diferente das outras igrejas antigas, inclusive a vizinha Nossa Senhora do Monte do Carmo, a Antiga Sé é luminosa, graças às claraboias abertas entre as paredes e o teto, por onde entra a luz natural, em especial no final da tarde, onde os últimos raios de sol do dia incidem diretamente dentro da nave, iluminando belamente os adornos dourados, dando ao lugar um aspecto até mesmo onírico, que é reforçado pelo perfume de lavanda no ar, pelo frescor da refrigeração ambiente e pelas músicas sacras tocadas em volume baixo, com as caixas de som estrategicamente espalhadas que dá a impressão que é ao vivo. Só faltou a fumaça de incenso para completar o cenário de sonhos! De todas as igrejas que visitei nas minhas férias de agosto, a Antiga Sé é a que mais me encantou, não apenas pela beleza de sua arquitetura, uma verdadeira obra de arte, mas pelo enorme bem estar que se sente ao estar em seu interior. No geral, todas as igrejas nos trazem uma sensação de paz e tranquilidade, mas digo que isso é reforçado na igreja em questão. Já sei onde irei me casar, agora só falta o noivo XD

Para saber mais sobre a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, pode acessar o site oficial - http://www.antigase.com.br/ e o site Rio de Janeiro Agora.

Abaixo, segue a sequência de fotografias que fiz do interior da igreja, espero que aprecie :)



 
 

 
 












 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...