13 de mai. de 2013

Hoje - Dia de Pretos Velhos


Em 13 de maio de 1888, foi assinada a Lei Áurea, que concedeu a liberdade às milhares de pessoas que foram escravizadas e barbarizadas durante o período conhecido por Brasil Colonial. A isso foi chamado de Abolição da Escravatura, que abriu celas e agrilhões, mas também abriu as portas para diversos problemas que essa gente sofrida teve que enfrentar - e que enfrenta ainda hoje!

Na Umbanda, também se faz deste dia uma data muito especial: é o dia em que se homenageia as Entidades conhecidas como Pretos Velhos e Pretas Velhas, que são Espíritos de elevadíssimo cunho moral que se "vestem" em uma "roupagem fluídica" de idosos humildes e alquebrados, que "descem" até nós para confortar, aconselhar, orientar. Dotados de enorme sabedoria secular, usam de linguagem coloquial simples para melhor ser compreendidos, envolvendo o consulente em sua Luz e trabalhando espiritualmente de uma forma que nós apenas podemos suspeitar.

Portanto, os Pretos Velhos e Pretas Velhas, tal qual o Orixá regente desta Linha, Omulu, se vestem de palhas para não ofuscar a nós com sua Luz. Pois, o maior dentre todos será aquele que mais se fizer pequenino, como ensinou Mestre Jesus em sua Boa Nova.

Força Baiana! Força Africana! Força Divina!
Vem cá, vem nos ajudar!

Saravá Pais, Avós, Tios, Tias do Plano Astral, de Aruanda!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...