2 de fev. de 2013

Hoje - Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e das Candeias

O culto à Mãe Santíssima, no Brasil, se confunde com com a própria História do país. Pedro Álvares Cabral trouxe consigo, em sua nau, uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, sendo que imagens de Nossa Senhora dos Navegantes era uma peça indispensável às embarcações dos portugueses naquela época. O culto à essa Deidade, portanto, data por volta do século 15.

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES:

Qualidade de Maria em que ela é a protetora dos viajantes marítimos e contra as tormentas, raios e tempestades. É representada carregando o Menino Jesus nos braços, em pé sobre um barco que é guiado por anjos. No Brasil, é a Padroeira de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é a segunda maior festa religiosa católica do Brasil, ficando atrás apenas do Círio de Nazaré, em Belém do Pará.

Em Portugual, Nº Srª dos Navegantes é associada aos pescadores e às suas colônias. É homenageada em 15 de agosto e sua maior festividade se dá em Cascais, entre os dias 3 e 15.

Outros nomes pelos quais Nº Srª dos Navegantes é conhecida: Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem; Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança. 

NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS:

O culto à Nossa Senhora das Candeias se originou na Espanha, em 1440, nas Ilhas Tenerife, após um evento miraculoso em que pastores encontraram uma imagem de Nossa Senhora dentro de uma gruta, rodeada por velas acesas que flutuavam em volta dela. Hoje, no local da gruta, encontra-se a Basílica Real da Candelária, e a Nº Srª das Candeias tornou-se a Padroeira das Ilhas Tenerife ou Ilhas Canárias.

Esta qualidade de Nossa Senhora tem ligação direta com a passagem bíblica sobre a apresentação do Menino Jesus ao templo e a purificação de Maria, após quarenta dias do parto, como é relatado no Evangelho de Lucas (Lucas 2:29-33).

Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Apresentação e Nossa Senhora da Purificação são outros nomes dados à Nossa Senhora das Candeias. Candelária, Purificação da Virgem e Apresentação do Senhor são outros títulos dados à passagem evangélica que relata a apresentação de Jesus ao templo e a purificação de Maria.

Para a Igreja Ortodoxa e algumas Igrejas Católicas Orientais (Copta, Siríaca, Bizantina, Maronita etc), a Festa da Apresentação de Jesus ao Templo e a Purificação da Virgem é considerada uma das 12 Grandes Festas Litúrgicas que ocorrem no ano: (Com data fixa:) 8 de setembro - Natividade da Mãe de Deus;14 de setembro - Exaltação da Santa Cruz;21 de novembro - Apresentação da Mãe de Deus ao templo;25 de dezembro - Natal do Senhor; 6 de janeiro - Teofania - (Batismo do Senhor); 2 de fevereiro - Festa do Encontro; 25 de março - Anunciação; 6 de agosto - Transfiguração; 15 de agosto - "Dormição" da Mãe de Deus. (Com data móvel:) Entrada de Jesus em Jerusalém, ou Domingo de Ramos; Ascensão do Senhor; Domingo de Pentecostes.

Devido a devoção Mãe Santíssima, seja no Brasil ou em Portugal, ela é a Padroeira em mais de cem cidades portuguesas e algumas dezenas brasileiras.

Oração à Nossa Senhora dos Navegantes:
Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Mãe de Deus criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens. Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas, não perturbem a minha embarcação e que monstro nenhum, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso à minha viagem, nem me desviem da rota traçada. Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero. Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer. Com a vossa proteção e a bênção de vosso Filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranqüila no porto da eternidade.
Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós.

Oração à Nossa Senhora das Candeias:
Virgem Santíssima das Candeias, vós que pelos merecimentos de vosso Filho Onipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe.
Vós que não desprezais as súplicas humanas e nem a elas fechais o vosso coração compassivo e misericordioso.
Iluminai-me, eu vos peço, na estrada da vida, encorajai-me e encaminhai os meus passos e as minhas orações para o verdadeiro bem.
Livrai-me de todos os perigos a que está exposta à minha fraqueza. Defendei-me de meus inimigos, como defendeste o vosso amado Filho das perseguições que sofreu sendo menino.
Não consintais que eu seja atingido por ferro, fogo e nem por peste alguma, e depois de todos estes benefícios de vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos, onde com Jesus Cristo, vosso Filho e Nosso Senhor, viveis e reinais, pelos séculos.
Amém.






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...