8 de dez. de 2012

Hoje - Dia da Imaculada Conceição

Hoje comemora-se o dia da Virgem Imaculada, Nossa Senhora da Conceição.

Assim como todas as Nossas Senhoras, Conceição também é uma qualidade da mesma divindade, Maria de Nazareth, historicamente a mãe de Jesus de Nazareth, messias dos Cristãos e marco da Humanidade.

A Imaculada Conceição da Virgem Maria é um dogma da Igreja Católica, que diz que Maria foi concebida sem pecados, isto é, ela não foi gerada através do ato sexual, tal qual seu divino filho, que também foi concebido sem pecado, encarnando diretamente no ventre da mãe.

Para mim, a imagem de Nº Srª da Conceição é a mais bela de todas as Nossas Senhoras, seguida pela também belíssima Nº Srª de Salete. Na Paróquia de São Sebastião e Santa Cecília, em Bangu (RJ), há uma estátua muito antiga e que sempre me chamou a atenção quando criança: é uma imagem esvoaçante, de cabelos longos espalhados, e veste gasosas, como se a divindade realmente estivesse ascendendo aos Céus, sobre uma nuvem fofa suspensa com querubins. Essa imagem me acompanhou mentalmente a vida inteira e, curiosamente, minha mãe veio a falecer exatamente no dia da Imaculada.

O dogma de Maria Imaculada é prevista apenas pela Igreja Católica, não sendo reconhecida pela Protestante, Igreja Ortodoxa e Petencostal, que são igualmente Cristãs. Esse dogma sugiu no século IV, sendo que sua comemoração foi instituída apenas no século XV. Tornou-se um dogma apenas em 1854, pelo Papa Pio IX.

Porém, Nossa Senhoa da Conceição e Imaculada Conceição são duas celebrações distintas da Igreja, que ocorrem no mesmo dia (hoje, dia 8 de dezembro) e que se confundem, obviamente.

Nossa Senhora da Conceição é a face Mãe de Maria, sendo que esse era o Dia das Mães há muitos anos. A Imaculada Conceição é o fato de que Maria foi encarnada diretamente no ventre de sua mãe, Ana.

O importante, nisso tudo, não é o que a Igreja e seus Doutores estipulam como verdades. O importante é a devoção do povo, pois é somente a Fé das pessoas que dá Vida e Verdade às crenças.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...