15 de dez. de 2012

Encerramento do Ano com Festa de Yemanjá

Fotografia de http://www.soteropoli.com/
Para o Povo da Umbanda, do Candomblé e simpatizantes, o Encerramento do Ano no Rio de Janeiro será neste sábado, à partir das 19h, na Praia do Leme.

Desde que o Revéillon na praia se tornou institucionalizado, ou melhor dizendo, comercial, as antigas e tradicionais giras que faziam suas homenagens à Yemanjá no dia 31 de dezembro ficaram proibidas. Porém, por ser uma tradição cultural do nosso povo, mesmo que religiosa, foi instituído um dia no mês de dezembro para que essas giras festivas ocorressem em datas móveis, isto é: não caem sempre no mesmo dia todos os anos, mas sempre no sábado da segunda semana de dezembro.

O Encerramento do Ano neste 2012 será agora, no sábado dia 15. Lá estarão presentes vários Templos e Terreiros, prestando suas homenagens não apenas à Yemanjá, mas a todos os Orixás, fazendo o Descarrego de Fim de Ano, pedindo bençãos para o ano vindouro, 2013, que será regido pelo planeta Saturno e pelo Orixá Obaluayê.

Uma coisa o prefeito Eduardo Paes fez de bom: no dia 30 de dezembro de 2011, decretou que as festas de Yemanjá nas praias são Patrimônio Cultural do Rio. Infelizmente precisamos de decretos e leis para nos salvar da ignorância, pois já houve tentativas de protestantes de embarreirar esses cultos.

Então, para nós, a coisa está garantida. Não é religião. É Cultura!

Nos vemos lá!

Decreto do prefeito Eduardo Paes, publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, dia 30 (dezembro de 2011), declara como Patrimônio Cultural Carioca as festas que cultuam Iemanjá nas praias da cidade. O decreto lembra que o sincretismo religioso é uma forma de expressão da cultura afrobrasileira. Daí a necessidade de preservação da memória cultural com inscrição no Livro de Registro de Atividades e Celebrações.

Caberá ao Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural inscrever as festas em homenagem a Iemanjá nas praias do Rio como bem cultural de natureza imaterial.

Fonte: Portal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...