4 de mar. de 2016

Capa da Fanfic Caleidoscópio


Voltando com a sessão saudosista da época de Fanfics e Fanarts, hoje trago três artes feitas para Caleidoscópio.

A Fanfic Caleidoscópio foi o primeiro texto desse porte que escrevi, iniciado exatamente em 6 de fevereiro de 2004, data que determinei como sendo o nascimento de Snake Eyes. Por coincidência (?), Snake é um aquariano típico em sua criatividade e sociabilidade.

Caleidoscópio foi o primeiro Romance que escrevi, mas nem por isso foi o meu favorito. Muito pelo contrário. Sempre tive uma relação de amor e ódio com essa Fic. Não gosto dessa Hermione que foi criada na história, por ser pedante e vitimista. E também acho que o sacrifício que fizeram por ela, não foi merecido. Enfim, há muitas coisas que detestei nessa história, mas por algum milagre ou mesmo experiência adquirida, a Fic toma outros ares e outros rumos da metade para o final, como se deixasse de ser um dramalhão mexicano nas tardes do SBT para se transformar num Ação Policial de Tela Quente. Isso se explica por ela ter levado de dois a três anos para ser concluída, ficando alguns períodos em hiatus.

Para conhecer a Fanfic Caleidoscópio, basta entrar no FanFictin.net. Para conhecer a adaptação para Romance autoral, encontrará o livro impresso a venda no Clube de Autores e a versão ebook no Amazon Kindle Store.

A diferença entre a Fanfic e o Romance autoral é basicamente uma reestruturação no pano de fundo da trama e na troca dos personagens. Enquanto na Fanfic, Caleidoscópio trata do Universo Potteriano, tendo personagens da saga Harry Potter como protagonistas, embora em uma realidade alternativa, o Romance autoral recebe novos personagens dentro de um mundo ficcional inspirado no Universo Potteriano.

Já expliquei em outras ocasiões sobre a questão do plágio, o que remeteria toda e qualquer Fanfic e Fanart como objetos plagiados. Para piorar, o Universo criado a partir desses elementos, seriam plágios igualmente piores.

Tanto a Fanfic e Fanart são homenagens feitas por fãs de determinado seguimento artístico (Literatura, Música, Filme, Série etc). Fanfic é corruptela de Fan Fiction, ou Ficção de Fã. Fanart é a Arte de Fã, geralmente desenhos. Quando se gosta demais de um objeto artístico, se quer criar produtos derivados dele, como uma forma de ampliar e trazer para junto de si um Universo específico.

E há obras derivadas sob influenciação, que nem todo mundo admite e assume. Basta ver a enxurrada de livros e filmes parecidos, pipocando após um grande sucesso.

No caso das histórias da Série Snake Stories, o que ocorre é a influenciação do Universo Potteriano. Tive que adaptar todo o pano de fundo, deixando a coisa bastante sem originalidade, rs, para poder aproveitar a trama que, esta sim, foi originalmente criada por nós (Snake e eu).

Segue abaixo o rascunho e capa de Caleidoscópio, a Fanfic em que Hermione e Snape formavam o par romântico da história.




2 comentários:

Jossi disse...

'Caleidoscópio'... uma história e tanto! Sim, dá saudades daquela época - mesmo sem eu ter lido as fanfics nos sites que você postava, eu acabei lendo depois... e como era divertida aquela época do Orkut! Época em que escrevíamos apenas para postar nos blogs e nas comunidades.

Mas se pensarmos bem, não mudou muita coisa (em termos de publicação, leitores, editoras, por ex.). Hoje, temos a 'linda' opção da Amazon (que paga mal e porcamente, rss), as editoras brasileiras continuam fazendo 'doce' e não publicam NADA, os leitores agora estão mais preguiçosos... mal lêem quatro ou cinco linhas (noto isso no Face). Então, em termos profissionais, continua tudo igual.

Mas a gente evoluiu. Você escreve mais e melhor, seus trabalhos cada vez mais bonitos (apesar de estar olhando seus trabalhos antigos e achá-los muito fofos tbm).

E eu, dividida entre as leituras tradicionais de fantasia, agora também ando lendo filosofia, crítica literária e história da literatura. Onde isso vai dar? Não sei mesmo... mas vamos em frente. Melhor avançar tentando melhorar, do que desistir e parar a meio do caminho!

Adorei as capas antigas - você precisa utilizá-las nos livros! ;)

Patricia Kovacs disse...

Olá, Jo!

Sim, entrei numa sessão nostalgia nos últimos tempos! Talvez seja reflexo do meu luto, pela morte do meu tio em novembro, e também por estar batendo às portas dos quarenta anos, que dizem (e também acho) se um período mais complicado para as pessoas, em especial para nós mulheres, por conta do declínio das forças vitais. Já estou vivenciando a minha crise dos 40 desde então, embora eu sempre estivesse em algum tipo de crise existêncial.

Na Literatura, profissionalmente, não mudou nada mesma. Apareceu aí a Amazon, que apenas nos proporcionou comercializar nossos escritos de forma a parecer algo profissional. Mas, como disse, nos paga mal e porcamente. E, até hoje, todos Direitos Autorais que recebi da Amazon foram apenas para cobrir taxa bancária da Conta Corrente, que eles exigem para fazer nossos depósitos! Fora isso, até sai muita coisa, sempre vende um ou outro, mas em questão de leitores, acho que a coisa engasga em algum ponto. Talvez quem compre os livros até leia, mas aqueles que baixam de graça, quando fazemos promoção, acho que só o fazem porque está de graça mesmo... até digo por mim, que já baixei tanto livro gratuito e não li nenhum até hoje, u.u... pois é, estou reclamando do quê? heuheuheu

Quanto à qualidade dos leitores, acho que esse quesito não apenas piorou como simplesmente desapareceu. Há mais facilidade para se postar e ler hoje em dia, mas há leitores? Ler parece ser uma exceção entre as pessoas! Mesmo entre nossos contatos de Facebook, por exemplo, que dizem AMAR ler, vê se já leram algo nosso e vieram nos contar? Só se leram, acharam uma merda e tiveram compaixão de nós, ficando quietos XD

No mais, saudades mesmo de Orkut, FF.net, DeviantArt, Aliança 3 Vassouras, fóruns em geral... alguns destes ainda existem, mas e o público?

Também não sei que planta surgirá dessas sementes que plantamos, dos seus novos estudos e novos interesses... mas se as sementes não forem estéreis, algum dia deve brotar alguma coisa, né?

Valeu pela visita e comentário, Jo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...