9 de mai. de 2016

Mensagem em Esperanto da Semana


Afabla vorto pli efika ol forto.
"Uma palavra carinhosa é mais eficiente do que a força"

A partir de hoje, trarei semanalmente mensagens em Esperanto em quadrinhos ilustrados por euzinha mesmo ^^

Esperanto é a Língua da Fraternidade, língua artificial criada no final do Século 19 por Zamenhof, para que se tornasse a segunda língua de todos os povos, facilitando assim a comunicação entre todas as pessoas de todos os lugares do mundo. O que parecia uma ideia utópica demais, hoje em dia é a quarta língua mais falada no mundo, sendo que o Brasil é um dos países em que mais tem falantes em Esperanto.

Até hoje, os idiomas mais falados no mundo só o foram por imposição de suas nações enquanto mantém a supremacia em relação às demais, como o Português o fora na época das grandes navegações, hoje o é pelo Inglês por conta dos EUA ser a maior potência mundial, e o chinês, num futuro não muito distante, por conta das relações comerciais e por deter um terço da população mundial.

Ao contrário dos exemplos citados, o Esperanto, por ser uma língua artificial e internacional, ela não pertence a uma nação e nem foi forjada ao longo da história da Humanidade. Ao contrário, ela abrange radicais e palavras de mais de cem línguas, portanto, não é um idioma imposto por força da dominação de uma nação sobre as outras, mas pelo simples fato de ser uma escolha de todos pelo mais nobre objetivo de confraternizar entre a enorme família humana.

No futuro, a Torre de Babel finalmente cairá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Saluton!

Parabéns pela bela ilustração e pela divulgação do esperanto.
Faltou o "s" do verbo: "Afabla vorto pli efikas ol forto".

Sobre o esperanto: http://www.parolo.org/brazilo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...