18 de dez. de 2012

Resenha - A Loira Perversa, de Jossi Borges

Sinopse:
UM MITO URBANO... OU UMA REALIDADE INFERNAL?
Durante uma aula de Sociologia, Inaya e seus amigos ficam conhecendo um pouco mais sobre lendas – rurais e urbanas. E ficam sabendo que existem outros mitos mais modernos, além dos já conhecidos mitos do interior, como o Saci, o Curupira, o Boto e a Iara, por exemplo.
Um desses mitos lhes parece fascinante e assustador, ao mesmo tempo, o da Loira Fantasma. E segundo o que a mãe de Inaya contou-lhes, o mito pode ser muito mais real do que parece...
Kensuke, um jovem que trabalha numa empresa de informática, é na verdade um pesquisador do oculto e do sobrenatural. Um “caça-monstros”, como alguns clientes o denominam, embora ele deteste esse nome. E diante do pedido desesperado de quatro crianças, ele não pode recusar sua ajuda... Mesmo porque aquela assombração fascinante e terrível está de volta, trazida involuntariamente por Inaya e seus amigos. Resta saber agora se Kensuke e suas privilegiadas habilidades como caçador de monstros será suficiente para desfazer de vez a maldição da Loira Perversa, antes que ela recomece o seu fadário de criatura infernal, que semeia a loucura e a morte.

Este é o mais novo livro de Jossi Borges: um infanto-juvenil de terror, o primeiro volume da Série Kensuke e As Histórias da Meia-noite.

O primeiro volume de uma dezena... é o que espero!

Eu tive uma grande e maravilhosa surpresa ao abrir as páginas iniciais do livro, que me deixou estonteada!! Mas NÃO contarei do que se trata, hehe! Quando você adquirir a obra, vai descobri >:D

(Obrigada, minha irmã! Você me deixou muuuito feliz *-*)

A Série Kensuke & As Histórias da Meia-noite aborda o tema de Lendas Urbanas e Lendas Rurais. Das primeiras, que apenas começam a sugrir, são novas lendas criadas à partir de um novo mundo que se torna aço e concreto tecnológico. As segundas, Lendas Rurais, são mitos muito antigos criados por um mundo que vem desaparecendo a cada dia - o Rural. E essa Série tem como pano de fundo tais lendas e folclores.

Em "A Loira Perversa", o mito do fantasma de uma loira bonita que assombra os banheiros das escolas é o enredo em que se desenvolverá a aventura de quatro estudantes que buscam ajuda do "caça-monstros" Kensuke.

Tudo começa quando a Professora de Sociologia sugere um trabalho de pesquisa valendo nota, baseado nas Lendas Brasileiras. Inaya e seus amigos Alissa, Marianne e Fábio levam o assunto muito a sério e, ao invés de apenas se limitarem à pesquisa, eles querem vivenciar uma das lendas, a da "Loira do Banheiro". Para agravar a situação, Magda, a mãe de Inaya, é uma "sobrevivente" do encontro com a tal assombração, em sua própria época de colégio.

Só que... de mera lenda para assustar criancinhas, a coisa se mostra muito real! E o serviço de Kansuke é solicitado.

Quanto à capa, nesse estilo mangazão... fui eu que fiz ^^~*

MEU ACHISMO:

A leitura é leve e fluída, fácil e ágil, bem de acordo com a idade do público alvo. Porém, de forma alguma a narrativa é simplória ou o enredo é pobre. Não mesmo! A história é muito bem contada e, por ser uma série, tem mesmo cara de um episódio que bem poderia pertencer a algum seriado da TV paga.

Apesar de ser voltado ao público infanto-juvenil, há passagens tensas que dão um medinho, sim! E fiquei bastante ansiosa por ver o meu japinha gostoso Kensuke em ação! E acabei achando muito demorado a aparição dele, que só ocorreu lá pelo meio do livro.

Fiquei surpresa com o conhecimento da Jossi sobre Magia e intervenção no Plano Astral... pior que é assim mesmo que a coisa ocorre e é feita para "desmanchar trabalho" (apenas os nomes para isso são diversos).

Bem, sou suspeita em dizer o quanto a obra é boa. Primeiro porque me apaixonei pelo japinha caça-monstros desde que eu o "vi" no conto "Kappa, A Vampira". Depois disso, passei uns dois anos enchendo a Jossi para criar novas histórias com o personagem, daí que ela escreveu "Caçadores de Monstros", em que Kensuke enfrente o boitatá! Foi publicada na primeira antologia brasileira de Literatura Nacional escrita para o público infanto-juvenil, a "Poções, Encantos & Assombrações". E agora, finalmente, a Autora resolve criar uma aventura mais longa, dando a Kensuke uma publicação digna ao personagem: um livro próprio!

Só não gostei daquela Manu :P Que Jossi não se atreva a fazer dela o par romântico do Kensuke!

Dados Técnicos: 
Impresso 
R$ 27,67
Tema: Literatura Infanto-juvenil  
Número de páginas: 126
Edição:
1(2012)
Formato:
A5 148x210
Acabamento:
Brochura c/ orelha
Tipo de papel:
Offset 90g 
Onde comprar: http://www.clubedeautores.com.br/book/137682--A_Loira_Perversa

Um comentário:

Jossi disse...

Oi, Pat! Pra ver como ando numa correria louca, nesse fim-de-ano-e-de-mundo, rs. Não tinha visto essa sua resenha, adorei! Obrigada pela força de sempre, em todos os sentidos!
Aham, o Kensuke ainda não tem par romântico, ahahaha! Vc não gostou da Manu, mas por quê? Rsss... eu até tinha pensado nela como simpática, rs. Mas por isso são boas as resenhas, elas nos dão a proporção mais exata do ponto de vista do leitor, que abrange uma distância maior; com certeza, outros leitores vão achar o mesmo que você!
Tá, no próximo livro, o Ken vai encontrar uma mocinha, alguém mais legal que a sem-sal da Manu! ;)

Acho que ele merece alguém mais especial.

Obrigada, Pat, você sempre ajuda com suas sugestões e ótimas resenhas!

Bjoss

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...