25 de out. de 2013

Patrimônio Histórico e Material


Patrimônio é tudo que provém do passado do homem, como um legado que atesta sua presença significativa na Terra. Esse legado tanto pode ser material, como objetos e construções, quanto imaterial, como mitos, crenças e modos de vida.

O Patrimônio Histórico e Artístico tanto pode ser material quanto imaterial, criado pelo Homem. Através dele, é possível conhecer a História do Homem e de Civilizações até já extintas. É um legado de produtos materiais, intelectuais e artísticos, móveis e imóveis, que podem ser entendidos como construções, objetos, indumentárias (materiais); narrativas, lendas, crenças, leis e códigos (intelectuais); monumentos, obras de arte, literatura, música, festas (artísticos).

O Patrimônio Material se restringe a tudo que é tangível. São bens de valor cultural. Construções e objetos construídos pelo homem, mas também espaços naturais, como paisagens e sítios arqueológicos. Nem todo Patrimônio Material se equivale a Patrimônio Artístico e Histórico, pois o primeiro se restringe a um conjunto de bens culturais que não são necessariamente de cunho artístico ou histórico, mas que contém sua importância para o conhecimento e compreensão do passado ou perpetuação para o futuro.

Um comentário:

Cesar disse...

Uma boa semana, Patrícia. É sempre bom passear aqui.

Abços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...