20 de mar. de 2013

Outono

Foto de Lynn Quinlivan - http://www.lynnquinlivan.com/blog/
Sem se importar com os dramas pessoais, individuais, ou mesmo os de nível mundial, mais uma vez o ciclo se renova, chegando nova estação, retornando o velho Outono.

Hoje, quarta-feira, dia 20 de março, às 8:02h iniciou, ao menos no calendário, a mais bela das estações: Outono. Por vivermos em um país tropical, pouco percebemos na Natureza a mudança da estação, como vemos nas fotografias que encontramos na internet.

Em termos humanos, o Outono está associado ao crepúsculo da existência, no declínio natural da Energia Vital, quando já se é árvore crescida e as folhas começam a oxidar, demonstrando que o tempo de nascer, crescer e frutificar passou.
Em termos astronômicos, hoje acontece o Equinócio de Outono, em que, teoricamente, o dia e a noite tem a mesma quantidade de horas: 12. No Hemisfério Norte, porém, ocorre o Equinócio de Primavera, tendo início no dia 21.

Para a Cultura Celta, ocorre Mabon, o segundo dos três Sabbats da Colheita, que também recebe o nome de Encontro do Inverno, Winter Finding, Alban Elfed, Colheita do Vinho, Cornucópia, Festa de Avalon ou Festival da Segunda Colheita, quando os trabalhos do campo entram em seu processo final, que é o da ceifadura das plantações.

Aos Cristãos, é o prelúdio da Páscoa, que pode ocorrer entre 22 de março até 25 de abril, por ser uma festa móvel. Não creio que seja um exageiro a comparação de Mabon com o período que representa os últimos dias de Cristo na Terra, sendo ele o sacríficio imolado durante o declínio de uma Era.

Venho, através dessa pequena postagem que pouco se parece com as postagens comemorativas do blogue, informar o motivo da minha ausência por aqui e justificar um texto tão curto e simplificado, mesmo depois de tanto tempo sem postar.
Este ano resolvi me dedicar aos estudos e, simultaneamente, estou cursando graduação à distância e técnico à noite, diariamente. O primeiro é em Gestão de Turismo pela Cefet, através da Cederj. O segundo, Técnico em Informática para Internet, pela Faetec. Então, todo o tempo livre (ou não) que disponho, tenho utilizado para os estudos. Trabalhos valendo nota, exames semanais e provas já marcadas para as próximas duas semanas.

Por esse motivo, o PatriciaDo tem ficado de lado, exatamente pela falta de tempo para postagens mais elaboradas, que muitas vezes demandam horas de pesquisas por fontes confiáveis. Pela falta de tempo, datas especiais ficaram sem homenagem, como o Dia Internacional das Mulheres (8 de março), Dia Nacional dos Animais (14), Dia Nacional da Poesia (14), Dia da Escola (15) e Dia de São José (19). Amanhã, dia 21, será o Dia Mundial das Florestas e, no dia 22, o Dia Mundial da Água, dois dos mais preciosos bens da Terra.

Esse é o principal motivo por não ter dado mais atenção a este e aos outros blogues. Também é o motivo de eu ter abandonado temporariamente as leituras (exceto as didáticas), logo não estou podendo trazer novas resenhas (estou devendo "Meu Guerreiro Escocês", da Márcia Pimentel, "Agridoce", da Simone Marques, "Príncipe de Cristal", de Jossi Borges e "Hans", de Oscar Mendes, entre outros). Ah, sim, também fico com minhas próprias leituras paradas, esperando revisão e publicação.

Isso tudo é muito legal: blogues, livros de Romance e Novelas, datas festivas e outros mais. Mas é necessário algo mais útil, que realmente faça alguma diferença e traga alguma mudança significativa. E, futuramente, uma das postagens que quero fazer é sobre EaD, que é o Ensino a Distância, que tem se disseminado muito nessa era de internet de alta velocidade disponível à maior parte da população. E falarei sobre EaDs gratuitos, oferecidos por instituições públicas, desde universidades federais até ongs e empresas de sociedade mista.

Bom Outono, Bom Mabon e Boa Páscoa também, se eu não conseguir postar até lá.

Foto de Lynn Quinlivan - http://www.lynnquinlivan.com/blog/




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...