8 de jun. de 2016

D.I.Y. - Geladeira envelopada com Contact


Já faz algum tempo que decorar geladeiras se fez moda, e podemos dizer que isso foi desde sempre, desde que inventaram a geladeira: de pinguim de louça à ímã, agora de adesivos até pintura e envelopamento completo.

Pensando nesse tal de envelopamento, decidi recuperar a geladeira velha lá de casa, lhe dar um nova roupagem e uma nova utilidade, vendo pela dificuldade que é o descarte de um material desses. Apesar que ainda estava com relativo bom funcionamento, não dava mais para mantê-la ligada por conta do seu consumo excessivo de energia (é um geladeira ainda da década de 1990!). De fato, com a sua desativação e o uso de uma geladeira menor e mais moderna, a conta de luz teve uma queda de até 50% no valor! 

A primeira intenção era mesmo jogar a velhinha fora, mas há uma enorme dificuldade para descarte de material tão grande quanto isso: não dá para simplesmente colocar no portão e o caminhão de lixo levar. E para pagar para descarte, é uma pequena fortuna: acredite que para se jogar fora algo do tipo é algo absurdo de caro! Claro que poderia levar ao ferro-velho, mas quem levaria? Eu, nas costas? Não, né? Então surgiu a ideia de dar à velha geladeira um futuro melhor e muito mais digno.



Acho que eu deveria ter vergonha de mostrar as fotos de uma coisa deplorável como essa, mas o impacto do "antes e depois" valerá tal vexame, rs!

Parece bem ruim, não é? Mas estava ainda pior! Sabe toda aquela parte branca e azul ali pintada? Era tudo ferrugem! Inclusive com um buracão ali embaixo O.o Mas juro que a bichinha estava funcionando bem, huahua! Daí que pintei a ferrugem para que o adesivo Contact tivesse uma melhor aderência.

Deixando esses detalhes sórdidos de lado, vamos ao que interessa.

Ao invés de descartar a geladeira, o que fiz foi transformá-la em um armário de cozinha, já que não tinha um, de qualquer forma. Primeiro removi o motor e a grade que fica atrás da geladeira, e nessa etapa eu advirto para tomar cuidado com a coisa! Se isso fosse explosivo, não estaria aqui postando no blog agora! Eu fiz uma burrada que, sei lá, poderia ter ido eu e tudo mais pro espaço! Cortei os cabos que levam o gás para a geladeira, e o negócio ficou vazando assustadoramente por quase meia hora! Felizmente, esse gás não é tóxico (pelo menos não morri nem teve outra coisa) e não é inflamável... mas, se fosse... BOOOM! E na minha cara "O.O"

Passado o susto e o esvaziamento do gás, depois de muito esforço, consegui desmontar a parte de trás, deixando-a lisinha e no tamanho ideal para o canto que escolhi deixar a geladeira, não atrapalhando a porta dos fundos da cozinha em abrir e fechar.

Depois disso tudo, usei um produto desengordurante para limpar toda a superfície. Depois de tudo limpo e seco, foi a vez do trabalho artístico fazer o show.



Para uma geladeira desse tamanho, usei cerca de 6 metros de Contact ou adesivo vinílico, como é o nome correto desse material. O ruim é que o Contact é estreito, tem apenas 45 cm de largura, então ou você envelopa a geladeira na horizontal e vai acertando para encaixar direito as partes, ou faz na vertical e depois remenda. Como esse foi o primeiro trabalho que fiz com Contact, foi mais difícil e demorado do que imaginei, além de não ter ficado muito bom, cheio de remendos e estampa que não se encaixou.

A primeira parte que envelopei foi a lateral esquerda. Não ficou lisinho como esperava, teve algumas bolhas e um ou outro amassado, além de eu ter feito muito remendo para completar. Tentei fazer a porta, mas já estava cansada e estressada, e a coisa estava saindo muito ruim. Com custo, deixei para fazer na minha próxima folga. E só aí fui pesquisar na internet...

Então... na internet está cheio de tutorial e vídeos de envelopamento de geladeira com adesivo, e descobri um macete que não levei fé alguma, mas que se mostrou muito eficiente!

Ali na primeira foto, a geladeira está coberta de espuma... e é esse macetezinho simples que salva todo o trabalho \o/

Serve para superfícies como metal, fórmica, vidro e tipo isso... com uma esponja com detergente, você faz bastante espuma e cobre a parte que levará o adesivo. Com o adesivo já medido e cortado, é só destacar completamente do papel de proteção, e com um pouco de cuidado, você ajeita sobre a superfície. Com uma espátula (ou similar, eu usei o rodinho de pia), vai passando sobre o adesivo, puxando de dentro pra fora, em que sairá toda a espuma e o adesivo se fixará na superfície. Com um pano, vai enxugando e limpando a espuma que é retirada, e você vai alisando o adesivo para ficar certinho sobre a superfície. Se acontecer de ter alguma dobra ou bolha muito grande, basta apenas descolar até a parte danificada e fixar novamente. É rápido, simples e dá certo mesmo! Se ficar alguma bolha pequena, basta fazer um cortezinho com estilete e alisar com o dedo, que a bolha solta e a superfície fica perfeita.

A impressão que se tem é que a coisa ficará molhada e o adesivo não vai se fixar nunca, mas a mágica é que em 24 horas a superfície está seca e o Contact bem colado.




Eu, de bobeira, optei por fazer o envelopamento com um adesivo colorido e outro estampado, mas o ideal é usar apenas um dos dois e comprar o Contact em rolo de 10 metros, que é mais econômico. Como ele é estreito, tive que fazer remendos e o adesivo estampado não ficou bem encaixado, dando uma diferença imensa. Quando é apenas colorido, você precisa ter o cuidado de encaixar com perfeição, para não ficar uma parte sobre a outra (que mostrará a diferença) nem deixar falha aparecendo. Nesse caso, é melhor fazer em partes menores, na horizontal, pois será mais fácil encaixar o adesivo dessa forma.

Para disfarçar a emenda do adesivo estampado, fiz uma tira com Contact amarelo, que cortei com uma tesoura de ondinhas, para simular uma fita. E colei o adesivo de coruja que tinha adquiro outro dia. Ficou uma Barbie.
Item 1
Item 2

Apesar de ser um primeiro trabalho e feito aos trancos e barrancos, o resultado final ficou satisfatório, além da geladeira estar sendo bastante útil ao guardar todas aquelas tralhas de cozinha. Apesar de ter gastado quase R$ 50 com os adesivos, valeu o investimento, tanto que pretendo envelopar a geladeira nova, para dar um graça a ela e para conservá-la também. Quando não quiser mais o adesivo, basta descolar com a ajuda de um secador de cabelos, e o adesivo descolará por inteiro e a superfície estará como nova :)

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...