6 de set. de 2012

Arquivo-resenha - Projeto Encantados, por Jossi Borges

O Arquivo-resenha para este findão é do Projeto Encantados, resenhado e publicado pela escritora Jossi Borges, em seu blog Romances com tema Sobrenatural, em 28 de junho de 2012.
O Projeto Encantados é uma coletânea com as séries do projeto, está disponível em dois formatos: ebook para leitura online e livro impresso para venda pelo Clube de Autores (os dois links encontram-se na coluna esquerda).

O QUE ACHEI:

Como a autora explica na abertura da obra, o livro, à venda na Agbook, é uma apresentação, uma "palhinha" do que serão os episódios futuros de quatro séries fantásticas e sobrenaturais, todas envolvendo situações e temas ao mesmo tempo familiares, para o leitor de fantasia, e novas - pela originalidade com que a autora teceu suas tramas, personagens e cenários.

Eu fiquei impressionada e agradavelmente surpresa com a facilidade com que ela juntou, numa mistura muito criativa, a nossa cultura, brasileira, com a cara que a mesma tem, de verdade: nada de mitos importados. Nada de "metamorfos" à la Lora Leigh, Stephanie Meyer ou similares. Nada de vampirinhos branquelos e românticos, à moda "crepúsculo" que causou tanto frisson, no bom e na mau sentido, mas que atualmente já nem são mais lembrados. Nada de "demoninhos" em forma de gentis cavalheiros europeus. Nada disso! Pat Kovacs nos mostra um mundo bem brasileiro, embora nem por isso menos charmoso que os sobrenaturais enlatados, tão em voga ultimamente.

Amaldiçoados é uma história (série) em que uma jovem chamada Mohini Mahamaya (nome sânscrito) se torna caçadora de vampiros. A primeira cena do episódio piloto é chocante, poderosamente comovente, mostrando o verdadeiro terror que tinge a alma de uma criatura das trevas. Mohini vê a morte causada por um vampiro, e o leitor, embevecido e estarrecido, vai sofrer junto com ela e, ao mesmo tempo, torcer por ela e pelo jovem mago Henrique - que terá grande importância na sequência da série.
Filhos do Diabo é algo que nos remete, de certa forma, ao universo potteriano, com uma jovem dotada do poder de ver auras, Maria Padilha e um mago poderoso, Pedro Botelho. A primeira cena lembrou-me uma das cenas em que Harry Potter se depara com os Dementadores. Porém o estilo de Pat é todo brasileiro, brasileiríssimo, e esse diferencial torna a história deliciosamente familiar: O cenário é brasileiro, de uma cidade brasileira e de clima quente, enquanto o desenrolar da ação mágica é descrito de forma mais profunda e mística do que qualquer cena escrita por J. K. Rowling.

Orixás - Esse conto vai nos apresentar a uma miscigenação absolutamente original: A jovem nissei Foluke, filha de uma japonesa e de um babalaô carioca será a protagonista, à altura de qualquer "Buffie", "Anita Blake" e afins. Uma poderosa e bem treinada filha dos orixás afro-brasileiros e das lutas marciais japonesas, ela se apresenta como uma lutadora perfeita. A cena que o episódio piloto mostra é cinematográfica: A luta da jovem contra os perigosos demônios do baixo astral, encarnados em formas monstruosas. O estilo de Pat impressiona aqui pela originalidade da trama, do enredo e dos personagens, tão brasileiros e totalmente longe dos clichês conhecidos em histórias desse tipo, uma mescla dos poderes dos antigos samurais japoneses com os orixás brasileiros. Adorei!
Raptores - O conto que abre a série já é meu conhecido, por ter sido publicado, pela primeira vez, em uma das nossas antologias "Beijos", organizada por mim e pela própria Pat Kovacs, em 2010. Aqui, a vez é dos metamorfos. Uma cientista, Luzmarina, atrai a atenção de um homem-lobo, Blasco Uchoa e ambos acabam se apaixonando. O tom de romantismo é agradável, mas não é a única tônica da história, que mostra vilões humanos e metamorfos em um conto repleto de ação, suspense e aventura, dignos de um dos melhores seriados de tevê.

Quem quiser, confira o livro, à venda aqui, e não deixe de comentar. Lembremo-nos que podemos dar um upgrade na literatura brasileira fantástica, mas isso só será possível se começar pelas atitudes dos leitores. Grandes talentos estão aí, basta serem reconhecidos!
OBS.: A continuação de "Raptores" já foi publicada, está aqui.
 :)

2 comentários:

Milla disse...

Ummmm que delicia ler esta resenha... isto td esta naquele livro que eu baixei Pat? se tiver vou ter que ler o mais rapido, embora eu tenha um certo problema em ler em computadores... fiquei com vontade de ler todoooosss... Amei..
Vc sabe q sou sua Fã né?!

beijosss
http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

Patricia Kovacs disse...

Oi, Milla!
O ebook é esse mesmo que vc baixou, pode ler que essa versão que tens está até corrigida ^^
Ler no pc é mesmo chato, pois força muito os olhos. Eu mesma tenho deixado essa tarefa apenas para fazer minhas revisões. Meu sonho de consumo no momento é um tablet para poder voltar as ler os ebooks (tenhos os enviados por amigas escritoras e alguns que comprei, todos esperando pela minha leitura).
Obrigada pela visita, linda *-*
Bjoxxx!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...