4 de jul. de 2016

Orquestra Rio Camerata no Sesc Tijuca

Tenho uma vida social inexistente e estou tentando reverter essa realidade, ao menos para uma vida cultural mais digna e ampla. E a inscrição no Sesc veio em ótima hora para isso! Já havia determinado não passar os domingos em branco, socada dentro de casa. O engraçado que, para essa resolução, o resultado foi quase que imediato o.O isso quer dizer que não devo estar tão sem créditos Lá em Cima, como imaginava!

A instituição em que trabalho fechou parceria com o Sesc já há alguns meses, mas só agora resolvi fazer minha inscrição - apatia e lerdeza são meus nomes do meio! E graças ao meu salário milionário, além de conseguir me associar ao Sesc, entrei como gratuidade... sabe aquilo que você nem imagina que é bom e, de repente, fica melhor?? Não estou acostumada a esse tipo de coisa, rs!

O negócio é tão bom que já estou arrependida de ter demorado tanto para fazer minha carteirinha! E também me arrependi de ter perdido o espetáculo do dia 2 (julho), que poderia ter ido mas achei que já não daria mais tempo e preferi continuar no ônibus rumo para casa do que saltar e descobrir que ainda havia lugares no teatro T_T

E mesmo sem muita coragem, fui sem muita coragem mesmo assistir à Orquestra Rio Camerata, ontem, domingo dia 3. A minha falta de coragem era basicamente relacionada a pegar 2 ônibus e fazer uma viagem de mais de duas horas. Sesc Tijuca, próximo ao meu trabalho, mas relativamente longe da minha moradia (e essa realidade não consigo modificar T_T ).

O espetáculo teve apenas uma hora, mas valeu por todas as horas do dia, e das quase 5 horas entre ir e vir! Uma pequena orquestra formada por uns 30 músicos, mas com a mesma emoção que toda música ao vivo proporciona.

Nesse espetáculo, a Orquestra Rio Camerata, fundada em 1986, comemora seus 30 anos de atividade, sob a batuta do Maestro Israel Menezes.  Apenas única apresentação no Sesc Tijuca, não tendo outras nas demais unidades da entidade.

No programa da apresentação, foram orquestradas seis músicas:

  • Rossini: Abertura de “Il Signor Bruschino”. 
  • A.Dvorak – Dança eslava nº 2
  • F. Mendelssohn- As grutas de Fíngal 
  • Manuel de Falla – Dança espanhola de “ La vida breve”. 
  • L.V. Beethoven – Abertura de “A consagração da casa” 
  • Carlos Gardel – Por uma Cabeza
Música instrumental ao vivo proporciona beleza e bem-estar, sempre. Emociona e traz felicidade. Até poucos anos atrás, era muito comum a apresentação de orquestras sinfônicas a céu aberto, gratuitamente em parques e áreas públicas. Ao contrário do que dizem, a música erudita não era servida apenas à "elite privilegiada", pois era oferecida ao público gratuitamente em eventos mensais, como ocorria à Orquestra Sinfônica do Rio, na Quinta da Boa Vista, área de lazer com entrada franca. Como foi que o gosto musical da população desceu a níveis tão grotescos?

Segue abaixo fotos tiradas do espetáculo e das áreas internas do Sesc Tijuca, um lugar lindo e aprazível aberto a todos, e não apenas aos sócios.

Fotinha tirada às escondidas, só que não pode... mas quem resiste?? É o amor que manda :)  

Fotogenia digna de uma top model, hauhuashuahs!






Que canto simpático esse!




Casarão histórico em processo de restauração.

Teatro I, onde aconteceu o espetáculo.



Definitivamente, eu deveria fazer botânica! Só tiro foto de planta XD


 Para quem quiser conhecer mais sobre o Sesc e suas unidades espalhadas por todo o Brasil, acesse o site e se informo sobre aqueles mais próximos de sua casa - http://www.sesc.com.br/.

E se quiser conhecer mais sobre a Orquestra Rio Camerata, acesse o site oficial - http://www.orc.art.br/ - e o site pessoal do Maestro Israel Menezes - http://www.israelmenezes.com/ .

Um comentário:

Unknown disse...

Isso sim vale a pena, vale qualquer esforço!!! Ouvir boa música, música de qualidade! Ah, menina, e eu que moro praticamente DO LADO do Teatro Guaíra... mas cadê grana para ir a um espetáculo? Vou ficar de olho nas programações, pois em geral é só teatro chato, nada de orquestra, música lírica, balé (coisas que eu gosto). Ficar atenta, vai que tem aqueles espetáculos para arrecadar doações de alimentos? Daí fica mais tranquilo.

Boa, Pat. Não perca mais nada! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...