1 de jul. de 2013

Revista Literária - Arte e Letra: Estórias

A cegonha dos Correios me entregou, na última sexta-feira, o mais novo rebento da Editora e Livraria Arte & Letra, a Revista Literária Arte & Letra: Estórias, que já se encontra em seu número, quero dizer, letra U.

A Arte&Letra : Estórias é uma publicação alternativa que quase beira o underground. Ao abrir o envelope e me deparar com o livro-revista, fui transportada ao tempo das zinagens, quando eu era agraciada com esse tipo de publicação que vinha de todo o país (e algumas de fora também). Às vezes, acontecia de aparecer uma, mais raramente, com a qualidade gráfica da revista em questão.

É uma revista trimestral e sua edição mais recente é a U, que tráz contos diversos, inclusive do ótimo Cesar Alcázar, que me presenteou com o exemplar. Até então, não conhecia tal publicação e já deu para perceber quanta coisa boa perdi!

Há uma mescla de ilustrações coloridas e contos diversos, de autores estrangeiros e nacionais. Nesta edição, Cesar Alcazar nos apresenta um novo personagem, que já promete conteúdo para muitas histórias: Caim Hoonholtz, que, até onde li do conto Sonhos de Ópio na Casa Dourada do Pecado, tráz as características marcantes e infelizes comumente encontradas nos trabalhos de Alcázar. Mocinhos cheios de qualidades, justos e bondosos? Nem pensar! Anti-heróis sofridos, desgraçados e muitas vezes mal pagos! Mas, sim, com algo de bom e justo, ao modo deles. E tudo isso temperado ao sobrenatural não-convencional.

O homem estava em um canto escuro da sala. Tinha a cabeça deitada em cima da mesa e escondida pelos braços. Mohr pediu a um empregado da casa para trazer uma vasilha com água, cujo conteúdo foi logo despejado sobre o homem adormecido. O inglês então falou:     
– Caim Hoonholtz, eu presumo.
As dinâmicas ilustrações que compõe a revista são de autoria do pintor já falecido Paul Carfunkel, que faz uma deliciosa mistura de materiais, que vai desde a aquarela, o pastel, o crayon até a caneta, compondo cenas de forma que lembram Sumi-ê - e que dá a maior vontade de copiar o estilo, rs.

Os demais autores presentes na revista são Sax Rohmer, E. F. Benson, Yuri Al'Hanati, L. Frank Baum, Jaroslava Hasek, Voltaire, Guillaume Apollinaire, Carlos Eduardo de Magalhães, Grazia Deledda e Daniel Dago.

A revista Arte&Letra : Estórias pode ser adquirida no próprio site da Editora, onde você encontrará outras obras bastante interessantes no catálogo, desde Literatura Fantástica Nacional até livros artesanais que lembram muito o cordel.

Para mim, além de ter sido um presente de muito bom gosto, foi também um grande achado ao conhecer esse trabalho e a Editora Arte & Letra :)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...