28 de out. de 2012

Reiki - Método de Autocura e Cura Através das Mãos

 
"Só por hoje:
Não se preocupe
Não se aborreça
Honre pais e mestres
Trabalhe honestamente
Seja gentil com todos os seres"
Kotodama: os 5 preceitos do Reiki

Reiki é a Energia Vital Universal e o termo foi cunhado por Mikao Usui, o redescobridor desta que é um dos muitos métodos de cura e autocura através das mãos, canalizando a Energia Vital para o próprio corpo ou para qualquer outro corpo, desde que seja organicamente vivo - nisso inclui-se os Animais e Vegetais.

Mikao Usui não deixou biografias escritas a seu respeito e quase nada se sabia sobre ele até o início da década de 1990. Com a falta de informações sobre o fundador da técnica de cura, fábulas foram inventadas, entre elas de que ele era um monge cristão que lecionava religiões na universidade Doshisha de Kyoto. Na ocasião, ele ensinava as passagens bíblicas das curas efetivadas por Jesus quando um aluno mais curioso perguntou como Jesus operava tais curas... de acordo com a versão mítica da iniciação de Usui na busca pelo que seria, posteriormente, a técnica de cura Reiki, Dr. Usui ficou tão chocado com a pergunta que ele não tinha resposta, que começou a buscar por tal resposta freneticamente, encontrando-a anos depois nuns escritos muito antigos que ele teve que traduzir do sânscrito. Mas não pára por aí! Depois de anos aprendendo uma língua extinta e traduzindo pergaminhos de mais de mil anos, Usui descobriu que somente se iniciava na técnica do Reiki se houvesse um mestre para isso! Obviamente, depois de 1500 anos, não havia mais mestres vivos, por mais Reiki que eles tivessem praticado. Então, Usui se isolou no alto de uma montanha e pôs-se a meditar e por lá ficou, meditando, por 21 dias, quando ele finalmente foi iniciado por... Deus! Ele recebeu, diretamente em seu chakra frontal, as luzes que representavam cada um dos 4 símbolos iniciáticos e, à partir daquele momento, Usui tornou-se um canalizador da Energia Vital Universal.

A história até é bonitinha, mas exagerada demais para ser verdade. Provavelmente foi inventada para que houvesse uma maior disseminação e melhor aceitação do Reiki nos países ocidentais fundamentalmente cristãos. Jesus não usava técnicas de curas. Ele ERA a própria cura. E ao afirmar que o Reiki apenas pode ser iniciado por um mestre... bem, já deu pra entender a técnica de merchandising por detrás disso, certo?

Assim como todas as Filosofias e Religiões, os Métodos de Cura também são belos e puros em sua essência. Postando de lado a questão humana de querer fazer dinheiro e poder com tudo, aproveitando-se da perfeição contida na técnica, na filosofia ou na religião, e, por outro lado, da boa vontade e ânsia de aprender e repassar dos outros, o Reiki é uma dessas maravilhosas técnicas de cura e aperfeiçoamento da "Nova Era" (cujo termo já está ultrapassado), uma Terapia Holística que trata o ser em sua inteireza, tal qual ser uno ele é: corpo, mente e espírito. Considerando a premissa de que somos espíritos encarnados e o mal que afeta o nosso corpo somático (o corpo físico de energia aglutinada em baixa vibração, formando a matéria densa) forma-se, primeiramente, no corpo espiritual e corpo mental, e é lá que a doença deve ser tratada, em sua raiz. A doença projetada no corpo físico já chega num "estágio terminal", quando o seu princípio está tão agravado que consegue romper as barreiras naturais entre os corpos sutis, ultrapassando planos dimensionais e aflorando no soma. Portanto, para fazer com que uma árvore seque definitivamente e pare de frutificar, é necessário atingir a sua raiz, eliminando-a para sempre e, uma vez eliminado o mal pela raiz, em seu princípio e núcleo, ele nunca mais florescerá.

E, assim como tantas outras terapias naturais, o Reiki, que é o processo de cura e harmonização através das mãos, vem como poderoso auxiliar no combate às doenças de nossa época e, o mais importante, um mantenedor da saúde, quando alguém ainda somaticamente saudável, faz uso da técnica para manter a harmonia em seus corpos sutis, evitando que as doenças se formem e, se já formadas, que sejam eliminadas antes que atinjam o corpo físico.

Falaremos mais em outra hora...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...