29 de out. de 2012

Hoje - Dia Nacional do Livro

Em 29 de outubro de 1810, foi fundada a Biblioteca Nacional, recebendo a Real Biblioteca Portuguesa, transferida aqui para o Brasil. Este fato foi um marco tão importante que a data acabou sendo estipulada para a comemoração do Dia Nacional do Livro.

Com mais de 200 anos de atraso, os livros começaram a ser impressos no Brasil em 1808, com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil. O príncipe-regente Dom João fundou a Imprensa Régia, hoje chamada Imprensa Nacional. Até então, era terminantemente proibido às colônias da América Portuguesa a impressão e publicação de qualquer material, desde folhetos e jornais até livros! Sim, a nossa História é permeada por encostos e atrasos-de-vida! A Gazeta do Rio de Janeiro foi o primeiro jornal a ser publicado por aqui, em 10 de setembro de 1808.

História à parte, o importante no momento é saber que temos um Dia do Livro somente nosso e que esse dia é HOJE! Pois, o Dia Internacional do Livro já foi em 7 de outubro e eu nem me toquei quanto a isso, daí que ficamos sem postagem homenageando o dia... 

Mas, a melhor forma de se comemorar o Dia do Livro, seja ele em 7 ou 29 de outubro, é LENDO um LIVRO, obviamente. Inscreva-se numa biblioteca, faça downloads de ebooks gratuitos (eu mesma tenho 3 disponíveis para download, com os links na coluna esquerda) ou, se ainda houver dinheiro nesse finzinho de mês (ou se já te adiantaram o salário), comemore dando-se de presente aquele livro que tá querendo há tempos!

Para quem é do Rio de Janeiro, nós temos o Projeto Mais Leitura, um incentivo à leitura do Governo Estadual, da Secretaria da Casa Civil, da Imprensa Oficial e do Rio Poupa Tempo. São livro novos, zerados, vendidos ao preço de custo. Veja onde encontrar, clicando aqui.
O Projeto Mais Leitura, criado para democratizar o acesso à cultura, disponibiliza grandes obras literárias a preços populares. Para adquirir a sua, vá às unidades do Rio Poupa Tempo e procure a Agência da Imprensa Oficial.
Tenha um prazeroso finalzinho do Dia Nacional do Livro. Se está aqui, sei que gosta de leituras, portanto é inútil dizer, mas... divirta-se com o seu melhor amigo, o Livro: aquele carinha que te dá as respostas que você quer sem te perguntar para quê quer saber e sem te pedir nada em troca pela informação ;)

Deliciosa leitura hoje, amanhã e sempre!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...