29 de out. de 2012

Exposição - Portinari com Humor

Sábado, dia 27, fui até Niterói, na Sala de Cultura Leila Diniz, onde está em exposição a mostra "Portinari com Humor", sob a curadoria do meu Professor de desenho Zé Roberto Graúna.

A mostra é uma homenagem póstuma em decorrência dos 50 anos de falecimento do pintor Cândido Portinari, um dos maiores artistas plásticos do Brasil, reconhecido internacionalmente.

Cândido Portinari nasceu em São Paulo, em 1903 e morreu no Rio de Janeiro, em 6 de fevereiro de 1962. Dentre suas pinturas mais importantes, destacam-se "Guerra e Paz", "Meninos e piões", "A descoberta da terra".

A visitação foi em companhia do curador da Exposição, meu antigo professor dos tempos de Senac,  Zé Roberto Lopes (do saudoso jornal A Graúna), a Irmã dele (a quem finalmente tive a sorte de conhecer, quase 20 anos depois!) e Zé Andrade, escultor e pessoa de rara personalidade.

Depois de quase 10 anos, voltei a curtir a viagem de barca da Praça XV à Niterói, pendurada na janela feito criança apreciando a paisagem; almoçamos no Mercado São Pedro e, depois de um bom prato e ótimo papo, partimos para a Sala de Cultura.

Acho que estou mal acostumada às tradicionais Casas de Culturas que costumo visitar, pois esperava um casarão antigo sobrevivente readaptado para se tornar um espaço de exposições. Nada disso. É um prédio de único pavimento recentemente construído exatamente para esse fim! Uma iniciativa da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro para apoiar a produção artística e cultural - palmas para eles!


Um espaço para mostrar a sua arte.
Criada para apoiar e incentivar toda produção cultural.
Um espaço moderno e prazeroso, onde além de apreciar as diversas formas de arte em exposições, pode-se desfrutar da beleza dos jardins inspirados no genial paisagista Roberto Burle Marx.
Rua Professor Heitor Carrilho, 81 - Centro - Niterói - RJ
De Segunda a Sexta das 10h às 17h
Sábado de 14h às 17h
Entrada franca!



A exposição é uma mostra coletiva com 33 artistas que criaram caricaturas, cartuns, pinturas e esculturas, dentre eles, das obras que mais apreciei: Zé Andrade, Márcia Mendes, Zé Roberto, Guidacci, Mônico Reis e Cris Pires. Arte Digital, reciclagem de materiais, colagens de tecidos sobre papel, esculturas em terracota, papel marché e até durepox sobre discos de vinil! A criatividade foi além da tela e papel! Apenas uma coisinha me incomodou: o uso da mesma foto de referência de Portinari em muitas obras, o que deu a impressão de serem gravuras de um mesmo autor. As obras, individualmente, mantêm sua boa qualidade, mas numa obra coletiva ela acaba se tornando repetitiva e tira um pouco o brilho individual de cada uma delas. A ousadia faz parte da Arte e não é só porque não se encontrou outra referência sobre um objeto que não se pode torcê-lo e retorcê-lo para diferenciá-lo da própria referência.


Para quem ficou super interessado na mostra, fique esperto! A Exposição Portinari com Humor se encerra no dia 31, na próxima quarta-feira! Porém, não se desespere caso não possa comparece: há a intenção do projeto se estender além da Sala Leila Diniz. Para se manter informado, acesse o blog do curador Zé Roberto Graúna, para saber desta e outras exposições, além de tudo que é referente às Arte Gráficas brasileiras.
A Sala de Cultura Leila Diniz, espaço cultural que acaba de completar 1 ano de atividades, abre suas portas para a exposição Portinari com Humor, mostra coletiva com 33 artistas que criaram caricaturas, cartuns, pinturas e esculturas para homenagear o pintor Candido Portinari.
A ideia do evento é lembrar os 50 anos de ausência do pintor brasileiro que faleceu em 1962, no dia 6 de fevereiro. A inauguração acontecerá no próximo dia 4 de outubro, às 18h, permanecendo na galeria até o dia 31.

Para prestigiar a terra de Arariboia, foram convidados os desenhistas Adam Rabello, André Flauzino, Cesar Guedes e Denis Mello, que residem em Niterói. Além dos desenhistas niteroienses, a lista se completa com artistas de diversas localidades do país, são eles: Adail, Alessandra Nogueira, André Brown, Bárbara Sotério, Biratan, Cida Calu, Glen Batoca, Cris Pires, Guto Respi, Guidacci, Hermé, Inês Maciel, J.Bosco, Jeff Bonfim, Junior Lopes, Liliana Ostrovsky, Luiz Mondego, Magon, Marcia Mendes, Marguerita Bornstein, Mônico Reis, Nei Lima, Pedro Dias, Romero Cavalcanti, Rose Araujo, Shimamoto, Souza, Zé Andrade e Zé Roberto Graúna.
A Sala de Cultura Leila Diniz fica na sede da Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, Rua Heitor Carrilho, 81, Centro de Niterói.

2 comentários:

Zé Roberto Graúna disse...

Oi, Pat!
Legal seu texto e a coleção de imagens. Adorei!
Ano que vem você estará nessa sala de novo, dessa vez como expositora.
Beijosé

Patricia Kovacs disse...

Oi, Zé!
Que ótimo te ver aqui na minha casa ^^
Tomara que tudo corra certinho e eu esteja por lá mesmo, hehe!
Bjão Zé =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...