27 de out. de 2012

100 Anos do Bondinho do Pão de Açúcar

Selo comemorativo aos 100 anos do Bondinho do Pão de Açúcar - Correios.

Há 100 anos, em 27 de outubro de 1912, um audacioso projeto foi inaugurado: o teleférico que ligaria o morro da Babilônia ao morro da Urca e o morro da Urca ao pico do Pão de Açúcar: era o Bondinho do Pão de Açúcar que, imaginavelmente à época, transportaria 40 milhões de pessoas ao longo da sua história!

O projeto foi idealizado pelo engenheiro Augusto Ferreira Ramos. Àquela época, só se atingia o cume através de escaladas e foram escaladores que ajudaram a concretizar essa magnífica obra! Cerca de 400 escaladores subiram na raça, coragem e muito muque as peças para a montagem do teleférico, sendo que os cabos foram puchados por último, com a ajuda de um guincho. Os pinos usados pelos escaladores ainda estão fincados na rocha do Costão do Pão de Açúcar, como uma prova histórica da sua heróica construção.

Antes do Bondinho, apenas outros dois teleféricos existiam no mundo: o do Monte Ulia, na Espanha, com uma extensão de 280 metros e que foi construído em 1907; e o teleférico de Wetterhorn, na Suíça, com um extensão de 560 metros, construído em 1908.

Ficou ainda mais famoso quando serviu de cenário para o filme "007 - Contra o Foguete da Morte", de 1979. No filme, o vilão chamado Dentes de Aço parte um dos cabos com os incríveis poderosos dentes! Não só dentes extremamente fortes o vilão possuía, mas uma mandíbula pra pitbull nenhum botar defeito, além de um enorme bocão, obviamente (vai um autor nacional escrever um absurdo desses pra criticazinha cair matando encima!) :P Também foi no Pão de Açúcar que aconteceu o lançamento da segunda parte do filme "Harry Potter e As Relíquias da Morte", com a presença ilustre de Tom Felton, o intérprete do personagem Draco Malfoy, tendo uma seção de cinema no Morro da Urca.

Aberto à visitação de segunda a domingo, hoje, por conta do aniversário de 100 anos, haverá um horário diferenciado para as viagens. Para saber maiores detalhe, acesse o site oficial do Bondinho.



2 comentários:

Natália disse...

Olá!!

Tem uma matéria sobre os 100 anos do Bondinho do Pão de Açúcar na Mundo Estranho de outubro (mesmo que o mês ainda não tenha acabado, já saiu a de novembro).

Não sei se gostaria de visitar o Rio. Tenho em mente lugares fora do Brasil, mais não seria nada mal andar nele!!

Não sabia nada disso dos filmes que você citou!!

Até mais

http://naty-land.blogspot.com.br

Patricia Kovacs disse...

Oi, Naty!
Pra visitar o Rio, atualmente, é preciso tá com muita bala na agulha.. só pra vc ter uma ideia, uma andadinha no bonde custa 54 reais!
Pra mim, que sou moradora do Rio há mais de 30 anos, digo que o bom do turismo no Rio é... fora do Rio. Tem mtas cidades aqui no estado que são mto melhores para se passear - e ainda pode se passear sem medo de levar um tiro ou sofrer assalto (essas coisas eles não dizem quando incentivam o turismo, claro).
Obrigadin pela visita e comentário, Naty!
Bjoxxx!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...