19 de abr. de 2016

Hoje, Dia de Santo Expedito

Santo Expedito, 
Santo das causas justas e urgentes,
socorrei-nos nessa hora de aflição e desespero,
intercedei por nós junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo!

Santo Expedito é da Legião dos Santos Guerreiros, intercessor nas causas justas e urgentes.  

Não há registros da existência de Expedito, sendo atribuída a ele como mais uma lenda, um folclore surgido por volta do Século 8. Foi um soldado romano nascido na Armênia e decapitado em 19 de abril de 303, pelo imperador Dioclesiano.

Comandante-em-chefe da 12ª Legião Romana, de Melitene, sede de uma das províncias romanas na Armênia, sua Legião era conhecida como "Fulminata" ou "A Fulminante", após uma campanha contra os Bárbaros na região de Quades, atual Hungria.

Era verão e o clima estava seco. Cercados pelo exército de Bárbaros, a 12ª Legião, em sua maioria de soldados cristão, ajoelharam e rezaram antes da inevitável batalha em que todos, provavelmente, seriam trucidados. Quando voltaram ao campo de batalha, uma chuva torrencial desabou, e raios e granizos atingiram somente o exército Bárbaro, fulminando-o, e fugiu em pânico, salvando-se, assim, a 12ª Legião Romana.

Apesar de sua boa conduta e liderança, Expedito não escapou ao suplício infligido pelo imperador Dioclesiano em uma das mais ferozes perseguições aos Cristãos, e a penúltima do Império Romano, nomeada posteriormente como "Grande Perseguição", que condenou, à mesma época, o legionário (São) Jorge e o pretor (São) Sebastião. Perseguições aos Cristãos, destruição de templos, objetos e livros, cassação de assembleias cristãs e abjuração de todos os Cristãos marcou o final do governo de Dioclesiano, que condenou até mesmo pessoas de sua própria família.

Em 19 de abril de 303, Expedito foi martirizado junto aos companheiros Cristãos em Melitene, condenado à decapitação por ser recusar em abdicar da Fé Cristã. 

Os símbolos:

Nas iconografias de Santo Expedito, ele é apresentado em sua indumentária de legionário romano, tendo um corvo aos pés com uma faixa escrita "cras", a cruz com a palavra "hodie" e o ramo de palmeira (símbolo do martírio). Segundo a lenda, quando Expedito resolveu se converter ao Cristianismo, antes de seu batismo lhe apareceu uma tentação em forma de corvo agourento, gritando "cras", "cras", que significa "amanhã" em latim, sendo pisado pelo Santo, que lhe respondeu com "hodie", que significa "hoje". Por isso é atribuída as causas urgentes a Santo Expedito, aquelas causas em que demandam rapidez em sua solução. E, de fato, sendo justa, a causa é atendida e solucionada em pouquíssimo tempo.

Devoção:

Os primeiros cultos registrados a Santo Expedito são do século 8, na Germânia e Sicília. Porém, somente no Século 17 que o culto se popularizou a partir da França e Alemanha.

Santo Expedito é Patrono dos navegantes, dos mercadores e dos estudantes. Atualmente, em uma versão mais moderna, é também protetor de todos os procrastinadores (slacker generation), hackers e geekes, que realmente precisam de soluções rápidas para seus problemas.

No Brasil, a devoção a Santo Expedito se popularizou a partir dos anos de 1980, e hoje ele é um dos Santos mais populares entre os brasileiros.

Testemunho:

Aqui quem fala sou eu mesma, a blogueira do PatriciaDo, que tem Santo Expedito como Santo de devoção e entronizado em meu Altar doméstico. Recorri a Santo Expedito apenas uma única vez, sendo prontamente atendida. Em um problema sério envolvendo um vizinho abusado, recorri em orações a Santo Expedito durante três dias, e o problema foi resolvido em menos de uma semana. Se a causa é justa, o Santo atende! Senti-me imensamente grata a Santo Expedito, que acabei por acrescentá-lo em minhas devoções e orações diárias, e entronizar uma imagem dele em meu Altar pessoal.

Assim, pela linha de Ogum, tenho a proteção de Santo Expedito, São Jorge, São Miguel Arcanjo e São Sebastião.

E, com a Graça de Deus e a Proteção de Ogum, não precisei mais me reportar a Expedito para me livrar dos problemas, mas somente para agradecê-lo sempre pela única vez em que isso foi necessário :)

Meu Santo Expedito, te adoro e agradeço os seus cuidados!






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...