23 de abr. de 2016

Hoje, Dia de São Jorge

Estandarte artesanal de Lidia Luz  

Salve, São Jorge!

Hoje é Dia de São Jorge, um dos santos mais reverenciados no Brasil e no Mundo!

A São Jorge se atribui muitas histórias, baladas e lendas, todas surgidas na Idade Média, provando o quão antiga é a devoção a esse Santo Guerreiro. 

Atribui-se a morte de São Jorge a 23 de abril de 303, durante uma das mais ferozes perseguições aos cristãos promovida pelo imperador Dioclesiano. Historiadores atribuem esse período a denominação de Era dos Mártires. São Sebastião e Santo Expedito, segundo as lendas, são contemporâneos de São Jorge, e foram também martirizados e mortos a mando do mesmo imperador, na mesma época.

No Brasil, a maior devoção ao Santo está concentrada no Rio de Janeiro (onde é feriado estadual) e Bahia. Fora do Brasil, onde a devoção já é milenar, São Jorge é padroeiro de vários países e cidades da Europa, África e Oriente Médio: Inglaterra, Portugal, Catalunha, Geórgia, Lituânia, Sérvia, Montenegro e Etiópia. Das cidades, temos: Londres, Barcelona, Gênova, Régio de Calábria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia, Moscou e Beirute.

São Jorge tem culto em três religiões católicas distintas: Católica Romana, Católica Ortodoxa e Católica Anglicana (que no Brasil, América Latina e EUA é chamada Igreja Episcopal Anglicana). Somente no Brasil que o Santo é venerado fora das religiões tradicionais, através da Umbanda, religião brasileira fundada em 1908 na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, e o Candomblé, religião também fundada no Brasil, sendo uma união de vários cultos africanos. Hoje, em todos centros e terreiros se comemora o dia do Santo Guerreiro, que é sincretizado com os Orixás Ogum, Odé e Oxossi, dependendo do culto e do estado .

Hoje, São Jorge está muito mais atuante nas ruas do que nas igrejas. É um Santo sacro e profano ao mesmo tempo, sendo devotado até por aqueles que são considerados sem religião. Ao contrário de homenagens de alguns outros santos, o Dia de São Jorge é festivo e muito alegre.

E é assim que o Sagrado tem que ser: fora dos templos e dentro dos corações!

Para saber mais, acesse a Wikipédia, que tem um texto bem interessante e abrangente sobre o Santo Guerreiro.

Salve, São Jorge!
Salve, Bravo Guerreiro de Cristo!

ORAÇÃO DE SÃO JORGE PARA PROTEÇÃO E PARA ABRIR CAMINHOS

“Ó meu São Jorge, meu Santo Guerreiro e protetor, invencível na fé em Deus, que por ele sacrificou-se, traga em vosso rosto a esperança e abre os meus caminhos. Com sua couraça, sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade.

Eu andarei vestido, para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos possam ter, para me fazerem mal. Armas de fogo ao meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar. Cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo tocar.

Ó Glorioso nobre cavaleiro da cruz vermelha, vós que com a sua lança em punho derrotaste o dragão do mal, derrote também todos os problemas que por ora estou passando

Ó Glorioso São Jorge, em nome de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo, estendei-me seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a vossa força e grandeza dos meus inimigos carnais e espirituais.

Ó Glorioso São Jorge, ajudai-me a superar todo o desânimo e a alcançar a graça que agora vos peço

(Faça seu pedido)

Ó Glorioso São Jorge, neste momento tão difícil da minha vida, eu te suplico para que o meu pedido seja atendido e que com a sua espada, a sua força e o seu poder de defesa eu possa cortar todo o mal que se encontra em meu caminho.

Ó Glorioso São Jorge, dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé, meu ânimo de vida e auxiliai-me em meu pedido.

Ó Glorioso São Jorge, traga a paz, amor e a harmonia ao meu coração, ao meu lar e a todos que estão em minha volta.

Ó Glorioso São Jorge, pela fé que em vós deposito, guiai-me, defendei-me e protegei-me de todo o mal. Amém.”

ORAÇÃO DE SÃO JORGE – VELA PARA SÃO JORGE

Glorioso São Jorge, pelos vossos merecimentos, pelas vossas virtudes, pela grandiosa fé em nosso Senhor Jesus Cristo, por Deus, fostes constituído, em protetor de todos que a Ti recorrem. Necessitando de vossa proteção, vinde em meu auxilio e levai à presença de Deus o apelo que agora vos faço (Faça o pedido) São Jorge, ofereço esta vela e vos peço, protegei-me, guardai-me e guiai-me por todos os meus caminhos, com felicidade, paz e salvamento, para que eu consiga rapidamente, através de vossa proteção, a graça que estou suplicando e vos serei fiel e eternamente reconhecido e grato. Amém!”

* Para fortalecer o pedido, deixo a sugestão para que você faça essa oração na forma de uma novena. Acenda uma vela antes de iniciar a oração de São Jorge e, ao seu término, apague-a. Faça esta oração não como mera repetição. Sinta o que está pedindo. Entre no seu coração e deixe fluir toda sua energia. São Jorge não o abandonará! 

ORAÇÃO DE SÃO JORGE PARA ALCANÇAR UM EMPREGO

“Ó São Jorge, Cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos, ajuda-me a conseguir um bom emprego, fazei com que eu seja bem visto por todos; superiores, colegas e subordinados, que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração, no meu lar e no serviço, vela por mim e pelos meus, protegendo-nos sempre, abrindo e iluminando os nossos caminhos, ajudando-nos também a transmitirmos paz, amor e Harmonia a todos que nos cercam. Amém.”
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...