24 de abr. de 2016

Vídeo - Auguste Rodin por Sasha Guitry

Augusto Rodin foi um escultor francês que quebrou paradigmas desta Arte, e por isso mesmo era muito criticado e recusado nas escolas tradicionais de Artes. É considerado o pioneiro da escultura moderna, sendo um artista de renome mundial em 1900.

Nasceu em Paris, a 12 de novembro de 1840, e desencarnou em Meudon, em 17 de novembro de 1917. Proveniente da classe operária de Paris, iniciou sua carreira como autodidata, começando no desenho aos dez anos de idade. Sua vida nunca foi nenhum mar de rosas, como costumamos ter a ideia que seja a vida desses grandes artistas. Tentou a vida de sacerdócio, sendo desencorajado a isso pelo próprio fundador da congregação a qual se filiou, o Pedro Julião Eymard (canonizado pela Igreja como Santo), que viu nele a falta de vocação para a vida religiosa, mas o grande talento para as Artes. Juntou-se com a costureira Rose Bauret, com quem viveu a vida inteira e teve um filho portador de disfunções mentais, apenas se casando com ela no ano final da vida de ambos.   Serviu ao exército na guerra franco-prussiana, a qual foi logo desligado por causa da miopia, e foi sobrevivendo com o artesanato, sem ter seu reconhecimento artístico. Viveu em grande pobreza até os 30 anos. Uma visita de dois meses que fez à Itália modificou sua vida e sua obra, creditando a Michelangelo esse feito, que através de suas pinturas imortalizadas libertou Rodin da escultura acadêmica.

Trabalhou como colaborador de vários escultores mais famosos e, depois, como designer em uma fábrica de porcelana, cujos trabalhos renderam grande fama à fábrica.

Hoje as obras de Rodin são valiosíssimas, e há até um museu apenas dele, o Musée Rodin, onde estão guardados os seus restos mortais.

No vídeo abaixo, mais um fragmento do filme-documentário de 1915, "Ceux de chez nous", do polivalente Sasha Guitry. Neste vídeo, feito em 1952, mostra o escultor Auguste Rodin trabalhando em suas belas obras.

Esta aqui é de uma série de postagens a respeito dessa série de vídeo curtos, que mostra artistas consagrados em seus ofícios, em gravações raríssimas feitas pelo cineasta Sasha Guitry no início do século 20. Se quiser conferir, já temos a postagem sobre Claude Monet e Auguste Renoir.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...