28 de abr. de 2016

Vídeo - Edgar Degas por Sacha Guitry

Edgar Degas, nascido como Edgar Hilaire Germain Degas no dia 19 de julho de 1834, em Paris, foi pintor, escultor, fotógrafo e gravurista, desencarnando em 27 de setembro de 1917.

Reconhecido como um dos fundadores do estilo Impressionismo, Degas ficou conhecido por suas pinturas sobre o mundo do Ballet, e por seus trabalhos feito a giz pastel, que hoje podem ser apreciados no Museu de Orsay, cidade de Paris onde Degas nasceu.

O seu trabalho mais importante e polêmico foi a escultura forjada em bronze da "Pequena bailarina de 14 anos", pois foi uma obra que afrontou a sociedade puritana da época, obra que mostrava a miséria em que viviam a maioria dos parisienses, em que jovens promissores abandonavam seus sonhos e dignidade para pode sobreviver. A menina que foi modelo para Degas, estudou Ballet até os seus 16 anos, mas teve de abandonar tudo e entrar para a prostituição.

Na Wikipedia portuguesa, há um texto bastante abrangente sobre Edgar Degas. Abaixo mais um Portrait de Sacha Guitry, tendo o multi artista em ação, numa filmagem rara extraída do filme do mesmo diretor, Ceux de chez nous. Acompanhe: 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...