10 de abr. de 2016

Ser Inabalável

Arte by Morgan Davidson - http://morgandavidsonart.tumblr.com/
Ao ver essa linda arte que ilustra a postagem, da jovem talentosa Morgan Davidson, lembrei-me de um dos muitos conceitos que nos é transmitidos pelo Espiritismo e demais Filosofias e Religiões: Ser Inabalável, mesmo que o mundo esteja desabando à nossa volta.

Ser Inabalável é a Fé exercitada, colocada em prática. É ter a certeza de que uma Força superior a tudo está no comando e sabe muito bem o que está fazendo, mesmo que aos nossos olhos o mundo pareça enlouquecido. Mas chegar a esse perfeito estado de equilíbrio mental, emocional e espiritual, é necessário já ter adquirido a paciência, a resignação, a resiliência e a certeza de que nada escapa à percepção de Deus.

No livro "O Céu e o Inferno", de Allan Kardec, que faz parte do pentateuco da Doutrina Espírita, aprendemos que o Céu e o Inferno são condições criadas a nível vibratório por nós mesmos, e não exatamente localidades determinadas astral ou materialmente. 

O estado de Céu, Paraíso, e o estado de Inferno, Purgatório, são condições mentais do Espírito, que através de seus sentimentos pode-se colocar em situações benditas ou malditas, através da densidade vibratória de seus sentimentos traduzidos em emoções, pensamentos e ações. Isso tanto ocorre de forma figurativa, quando o Espírito está encarnado, quanto em situações reais, quando Desencarnado.

São os sentimentos em que se vibra que podem nos pôr em estado de total harmonia diante do caos, ou em estresse e irritação no meio da bonança. É a coragem retirada de "não se sabe de onde" que vemos em pessoas que vivenciam tragédias.

É importante estar no mundo sem ser do mundo. Trabalhar para a melhoria de um todo, pois estamos aqui usufruindo desse todo, que nos é emprestado temporariamente. É nosso dever devolvermos melhor do que encontramos. A serenidade auxilia nesse processo da transformação exterior, pois já nos transformamos interiormente.

Ser inabalável não é ser insensível, mas ter tamanha sensibilidade que se compreende no âmago a dor e dificuldade alheia, mas mantém-se firme a fim de estar capacitado ao auxílio.

Não é fácil, mas é extremamente gratificante suportar as tempestades com Fé, confiando que a bonança nos aguarda logo após os últimos relâmpagos.
 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...