24 de out. de 2012

Monumento homenageia animais vítimas do abandono

Acabei de ver esta foto no meu Facebook. A escultura, por si só, já emociona ao passar tão claramente a sua mensagem, que é tão contundente que poderia ser dispensado o texto explicativo, mas que se torna necessário, pois nem todos atinam de primeira com a imagem que percebem.

O texto a seguir é do site da ANDA - Agência de Notícia dos Direitos Animais.

Monumento homenageia animais vítimas do abandono

A protetora dos animais de O Morrazo, Moaño, em Pontevedra, Espanha, inaugurou em março deste ano, o primeiro monumento espanhol dedicados aos animais abandonados.
A peça é obra da artista Marín Carmen Grandae, que a esculpiu em pedra doada pelo vereador e deputado José Fervenza. Ambos colaboraram de forma voluntária à iniciativa da presidente da Sociedade Protetora de O Morrazo, Lela Soage.
A escultura representa um cachorro sem raça definida, com um gatinho entre suas patas. Atualmente, a obra está exposta na orla marítima da cidade.(Pontevedra/Espanha)

O monumento tem como objetivo ser uma recordação contra o abandono e maus-tratos aos animais. “Que as pessoas o vejam e saibam que os animaizinhos sofrem”, diz Soage, que começou a
desenvolver a ideia de um monumento aos animais de rua há anos, enquanto cuidava de cerca de 200 cães no refúgio de Moaña.

“Cansada de estar ali dentro e testemunhar o sofrimento e sua tristeza, pensei que devia fazer alguma coisa para sensibilizar as pessoas que não tem essa consciência, as pessoas sem coração que abandonam os pobres animais”.

(kylvia)

Fonte: ANDA

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa que lindo. Adorei a iniciativa, e ficou super lindo esse monumento.
http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

Patricia Kovacs disse...

Olá, Caroline!
Obrigada por sua visita e comentário!
Sim, o monumento é lindo! Espero que seja uma iniciativa e que haja cada um desse nas cidades do mundo, pois é uma forma de conscientização.
Bjoxxx!

Unknown disse...

Pat, você encontra mesmo coisas incríveis na net! O monumento é mesmo lindo, mas dá até um nó na garganta, se a gente pensar em todos os bichinhos abandonados por esse mundo...
Valeu!
:)

Patricia Kovacs disse...

A intenção da escultura é essa mesmo, hehe, dar um nós nas gargantas.
A questão do animal abandonado é um problema sério, mas igualmente sério é a quantidade deles e não há lares para todos.
Eu, por exemplo, enquanto ainda morar onde moro, pretendo não ter mais bicho nenhum. O dia que eu tive minha própria casa, aí monto um zoológico.
Mas, o ideal que acho é que todos eles fossem devolvidos à Natureza, de onde saíram. Animais de estimação nada mais são, por muito melhores que são tratados, seres que são usados para suprir carências afetivas. Se o cão e o gato pudessem escolher, escolheriam viver nas matas, como seus antepassados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...